terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Parabéns Ipanguaçu 63 anos de história POSTADO POR ALUISIO FRANÇA _

Um pouco da sua história.
pequeno povoado começou a ser formado quando, em 1815, o coronel Ovídio Montenegro instalou na região uma fazenda de gado. Com a posterior chegada de novos habitantes, nasceu a comunidade de Sacramento, nome em referência à estória sobre um vaqueiro que tentou derrubar uma rés e sem sucesso teve um tombo fatal, à beira da morte o vaqueiro é visitado por um sacerdote que coincidentemente passava pelo local e finda recebendo o sacramento da extrema unção. 
O povoado se desenvolveu devido à qualidade de suas terras férteis boas para a agricultura e criação de gado. Nos idos de 1925, por reivindicação da população junto ao município de Santana do Matos, Sacramento passou a ter feira livre aos domingos. Em 30 de Dezembro de 1943, Sacramento conquistou a condição de distrito do município de Santana do Matos, recebendo o novo nome de Ipanguaçu. 

No dia 23 de Dezembro de 1948, pela lei nº 146, sancionada pelo então Governador do Estado, Dr. José Augusto Varela, Ipanguaçu desmembra-se de Santana do Matos e passa a ser um novo município do Rio Grande do Norte. 
A palavra Ipanguaçu é referência ao termo indígena ipãnguaçu, que significa Ilha grande, nome também do pajé guerreiro potiguar que contribuiu significativamente para a colonização portuguesa na região do Potengi e ajudou, no ano de 1599, na fundação da cidade de Natal. 
O nome pode ainda ter ligação com a localização geográfica da cidade, situada entre os rios Açu e Pataxó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário